TRANSTORNOS ANSIOSOS

Ansiedade e Procrastinação as duas palavras de uma época

Mariana Vasconcelos

12/22/20245 min read

Eu decidi fazer aqui no meu site esse Blog, como um espaço para ajudar você a cuidar da sua saúde mental aqui, vamos falar sobre diversos temas que impactam diretamente o seu bem-estar, como transtornos alimentares, ansiedade, comer emocional e também sobre hábitos que podem transformar sua rotina. Além disso, aqui eu quero trazer reflexões e dicas práticas para lidar com os desafios do dia a dia, sempre de forma acessível e acolhedora.

O meu objetivo com o Blog é te ajudar a se conhecer melhor, se cuidar e perceber que não está sozinha nesse processo. Seja para entender mais sobre saúde mental ou para encontrar novas ferramentas que façam sentido para você.

Vamos lá para o nosso primeiro tema desse Blog!!

ANSIEDADE #1: Reconhecendo sinais, sintomas e comportamentos ansiosos.

Para entender algo é preciso ter informações, não dá para se identificar se você não sabe nada a respeito. Quando você tem informações e entende como são seus pensamentos, comportamentos e emoções fica mais fácil saber se você tem determinado problema ou não.

Vou te dar um exemplo: a ansiedade é um transtorno bastante comum e muita gente não se reconhece nele. Os transtornos alimentares então, nem se fale , muita gente também tem e não sabe.

OS TRANSTORNOS ANSIOSOS

Você sabia que, mesmo reconhecendo que mudanças são necessárias, nem sempre conseguimos agir? MAS POR QUE SERÁ QUE isso acontece?

Isso ocorre porque nossas crenças e comportamentos estão ligados a fatores emocionais profundos. E a ansiedade é um desses fatores que nem sempre é fácil entender como ela afeta nossas vidas. Separei aqui alguns pontos principais para você compreender a ansiedade e comportamentos ansiosos.

ANSIEDADE: Como Reconhecer os Sinais

Primeiro você precisa entender que a Ansiedade tem um dinamismo COM três componentes básicos: cognitivo , comportamental e físico. O transtorno de ansiedade ele tem formas de ser manejado, mas se você já sabe que é uma pessoa ansiosa, eu já te adianto.

Nem sempre mudamos a nossa forma de pensar e nem sempre é fácil mudar um comportamento, mesmo que tenhamos evidencia de que isso é bom porque existe um componente afetivo por trás das mudanças das nossas crenças.

Vamos diferenciar: MEDO e ANSIEDADE, apesar de alguns profissionais classificarem as duas como sinônimos, na verdade existe uma diferença.

O Medo é uma resposta emocional a uma ameaça real percebida, o corpo responde fisiologicamente a um estímulo externo e diante da ameaça ele se prepara para lutar ou fugir. Nos dias atuais não temos constantemente motivos para sair correndo como se fosse uma caça, isso os ancestrais , lá há milhares de anos que precisavam sobreviver diante dos animais. O que pode acontecer é de você sentir suor, aumento da circulação do sangue, aumento da pressão arterial.

E a Ansiedade? Ela é uma memória prospectiva, você entende que uma ameaça pode surgir, mas é uma percepção, uma antecipação da ameaça. Diante de uma situação você avalia os possíveis riscos e já imagina o que pode acontecer em vários âmbitos. A ansiedade pode gerar sintomas no corpo (resposta pode ser somática) - hipervigilâcia, esquiva, tensão muscular, tontura, alteração da pressão arterial, o popular “frio na barriga”, inquietação, respiração agitada, tensão nas costas, pescoço, braços, boca seca, sensação de que está com taquicardia, “branco na mente”, dificuldade de se concentrar, muita fadiga.

Apresentei os sintomas físicos, mas lembra que comentei que existem 3 componentes no total, o outro é a cognição.

No aspecto Cognitivo da Ansiedade: Ocorrem pensamentos imagéticos e também falas, por exemplo - sobre uma situação acreditando que não dará certo. “Não tenho tempo suficiente por isso não consigo”. Eu não consegui isso porque se eu tivesse me planejado melhor antes. Você fica imaginando desfechos negativos. Esse aspecto acontece de forma privada (dentro da sua mente) você não consegue ver o sintoma, não fica aparente. O comportamento é aquilo que você vai fazer depois com o pensamento que você teve.

E falando em comportamento, um dos comportamentos mais comum dentro dos transtornos ansiosos é a Procrastinação que nada mais é que uma evitação. Você tenta adiar a emoção ruim, você evita a exposição a algo desconfortável.

Aqui te convido a refletir porque você acaba evitando, às vezes não é só o desconforto que uma emoção de uma ação causa, mas você acaba evitando todo o preparo em torno na situação/ação. Por exemplo, você precisa ir ao médico, não vai por que ?

Situação (Hipótese 1) : Você demora para agendar porque você corre o risco de receber uma notícia ruim e você não consegue lidar com respostas negativas.

Situação (Hipótese 2): Pode ser que seja do tipo que ainda ou é difícil para você se comunicar ( aquela mensagem inicial), ou ter que se locomover até o local.

A procrastinação pode acontecer não só pela evitação de emoções desconfortáveis, pode ser também pela falta de motivação , mas é possível que aconteça as duas formas ao mesmo tempo, ou seja, você reforça o comportamento de evitação e se sente sem motivação.

Se você tem uma percepção clara que tem um comportamento mais “ procrastinador” vai acabar chegando a conclusão que isso vai te atrapalhar ou já tem consciência do prejuízo que isso te causa. Sabe o que vai acontecer ? Isso vai te gerar preocupação, mas calma, vamos para mais um ponto de reflexão e depois vou te ensinar como aplicar alguns cuidados diários, mas primeiro você precisa aprender sobre esse conteúdo.

A preocupação é bastante presente na pessoa que é ansiosa, principalmente quem tem o transtorno de ansiedade generalizado, se você é bastante ansiosa já aprendeu que se preocupar é importante e que tem que ter controle sobre tudo. Você acaba vivendo um ciclo que vive em torno da preocupação, da incerteza e isso ao longo do tempo deixa a percepção alterada e isso gera mais ansiedade ainda podendo gerar um prejuízo neurocognitivo.

Agora que você sabe de tudo isso, vamos avaliar quais são as vantagens e desvantagens de ser ansioso ? Em termo de sobrevivência, a ansiedade ela te protege, mas uma ansiedade fora de contexto te atrapalha. Você acaba tendo tipo de pensamentos “ previsões” que não são coerentes.

E a procrastinação?

Ela também pode apresentar vantagens e desvantagens .

A falta de conhecimento sobre a própria procrastinação pode te prejudicar, às vezes você precisa ir lá para o básico para entender a “estrutura” de procrastinação que você criou.

Exemplo: Você não consegue organizar seus estudos, mas é porque você ainda não entendeu a necessidade ou objetivo disso, não é que você não consegue manejar uma agenda , às vezes é o objetivo que não está claro.

Se você se identificou com a ansiedade e procrastinação e quer aprender a lidar com ele, eu montei um plano de tratamento com 15 sessões em que você vai aprender todas as técnicas comportamentais para ter uma saúde mental melhor, sem pensamentos ansiosos, sem procrastinação.

Espero que tenha gostado desse conteúdo!!!

Se você quer saber mais sobre saúde mental, eu sempre vou colocar aqui no Blog textos como esse . Caso queira saber mais sobre meu trabalho, te convido a me conhecer nas redes como Instagram e Youtube, os links estão na aba Contato.

Até mais !!